• Apostila SES-RS 2013 - Comum a Todos os Cargos[+CD Grátis]

Apostila SES-RS 2013 - Comum a Todos os Cargos[+CD Grátis]

Avaliação

  • R$28,99




Formas de pagamento

Apostila IMPRESSA Concurso

Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul SES-RS 2013 +CD Grátis com Testes, Dicas e Provas Anteriores

(CARGO: Comum a Todos os Cargos )

 

Conteúdo Completo(288 Páginas)

 

LÍNGUA PORTUGUESA
FUNÇÃO: TODAS

PROGRAMAS:

As questões de Língua Portuguesa versarão sobre o programa abaixo. Não serão elaboradas questões que envolvam o conteúdo relativo ao Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto nº 6.583, de 29/09/2008.

1. Leitura e compreensão de textos.

1.1 Assunto.

1.2 Estruturação do texto.

1.3 Idéias principais e secundárias.

1.4 Relação entre idéias.

1.5 Idéia central e intenção comunicativa.

1.6 Efeitos de sentido.

1.7 Figuras de linguagem e linguagem figurada.

1.8 Recursos de argumentação.

1.9 Informações implícitas: pressupostos e subentendidos.

1.10 Coesão e coerência textuais.

2. Léxico/Semântica

2.1 Significação de palavras e expressões no texto.

2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto.

2.3 Estrutura e formação de palavras.

3. Aspectos lingüísticos

3.1 Relações morfossintáticas.

3.2 Ortografia: sistema oficial vigente.

3.3 Relações entre fonemas e grafias.

3.4 Acentuação gráfica.

3.5 Reconhecimento, flexões e emprego de classes gramaticais.

3.6 Vozes verbais e sua conversão.

3.7 Concordância nominal e verbal.

3.8 Regência nominal e verbal.

3.9 Paralelismos de Regência.

3.10 Emprego do acento indicativo de crase.

3.11 Sintaxe do período simples e do período composto

3.12 Colocação e reconhecimento de termos e orações no período.

3.13 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos;

3.14 Orações reduzidas e orações desenvolvidas

3.15 Equivalência e transformação de estruturas.

3.16 Pontuação.

3.17 Colocação pronominal.

BIBLIOGRAFIAS:

1. ABAURRE, Maria Luiza M; PONTARA, Marcela. Gramática - Texto: Análise e Construção de Sentido.Vol. Único. São Paulo: Moderna, 2009.

2. BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 1ª ed. - 6ª reimpressão. Rio de Janeiro:Ed. Lucerna, 2006.

3. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.

4. CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário de Etimologia da Língua Portuguesa. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2010.

5. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª ed. Curitiba: Positivo, 2010.

6. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 5ª ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Ática, 2008.

7. LUFT, Celso Pedro. Dicionário Prático de Regência Verbal. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2008.

8. LUFT, Celso Pedro. Dicionário Prático de Regência Nominal. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2008.

INFORMÁTICA
FUNÇÃO: TODAS

PROGRAMAS:

1. Conhecimentos dos sistemas operacionais Microsoft Windows 7 Professional: (1) saber identificar, usar, reconhecer o uso e características, instalar e configurar esses sistemas operacionais; (2) saber usar e reconhecer o uso dos aplicativos, softwares e programas instalados, automaticamente, no computador ao se instalar esses sistemas operacionais com suas configurações padrão; (3) reconhecer o uso, saber usar e configurar janelas e pastas, por meio de janelas, caixas de diálogo, menus, ícones, botões e etc.; (4) reconhecer o uso e saber usar barras de ferramentas, barras de menus, ícones, menus suspensos ou rápidos, utilizando janelas, caixas de diálogo, menus, ícones, botões e etc.; (5) realizar as ações e operações de copiar, mover, excluir, recortar, colar, renomear, abrir, abrir com, editar, enviar para, propriedades, criar atalho, imprimir, gravar, criar nova pasta, etc., sobre arquivos, janelas, pastas e bibliotecas, utilizando janelas, caixas de diálogo, menus, ícones, botões e etc.; (6) identificar e utilizar nomes válidos para arquivos e pastas; e (7) saber utilizar o teclado e os botões do mouse (direito, esquerdo, duplo clique e scroll), para a identificação e execução de todas as atividades, operações e ações descritas acima.

2. Conhecimentos sobre o Aplicativo do LibreOffice Writer versão 4.1.2, em português: (1) saber identificar, caracterizar, usar, reconhecer o uso, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, caixas de diálogo, ferramentas, funcionalidades, menus, barras de ferramentas, ícones e botões; (2) saber reconhecer o uso e usar as funcionalidades do LibreOffice Writer e configurar o aplicativo, assim como reconhecer as suas configurações e o uso das funcionalidades, por meio de janelas, caixas de diálogo, menus, barras de ferramentas, ferramentas, ícones, botões e etc.; (3) abrir, fechar, criar, visualizar, editar, inserir, formatar, salvar e configurar um documento com textos, imagens, figuras, tabelas, etc; (4) formatar e reconhecer a formatação de documentos com textos, imagens, figuras, tabelas, etc.; e (5) saber utilizar o teclado e os botões do mouse (direito, esquerdo, duplo clique e scroll), para a identificação e execução de todas as atividades, operações e ações descritas acima.

3. Conhecimentos sobre Aplicativo do LibreOffice Calc versão 4.1.2, em português: (1) saber identificar, caracterizar, usar, reconhecer o uso, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, caixas de diálogo, ferramentas, funcionalidades, menus, barras de ferramentas, ícones e botões; (2) definir, identificar, diferenciar, criar e manipular célula, planilha e pasta; (3) saber reconhecer o uso e usar as funcionalidades do LibreOffice Calc e configurar o aplicativo, assim como reconhecer as suas configurações e uso das funcionalidades, por meio de janelas, caixas de diálogo, menus, barras de ferramentas, ferramentas, ícones, botões e etc.; (4) abrir, fechar, criar, visualizar, editar, inserir, formatar, salvar e configurar planilhas e pastas; (5) formatar e reconhecer a formatação de planilhas e pastas; e (6) reconhecer o uso e saber utilizar o teclado e os botões do mouse (direito, esquerdo, duplo clique e scroll), para a identificação e execução de todas as atividades, operações e ações descritas acima.

BIBLIOGRAFIAS:

1. LIBREOFFICE1. Ajuda do versão 4.1.2, em português. (Ajuda eletrônica interna desse software).

2. LIBREOFFICE2. Suíte de escritório LibreOffice versão 4.1.2, em português. Disponível em: http://pt­br.libreoffice.org/baixe-ja/. Acesso em 08 out. 2013.

3. MICROSOFT CORPORATION1. Ajuda do Microsoft Windows 7 Professional. (Ajuda eletrônica integrada a esse sistema operacional).

4. MICROSOFT CORPORATION2. Ajuda do Microsoft Windows 7. Disponível em: windows.microsoft.com/pt­br/windows/support?query=pesquisar#top-solutions=windows-7. Acesso em 08 out. 2013.

5. MICROSOFT CORPORATION3. Características do sistema operacional Microsoft Windows 7 Professional. Disponível em: windows.microsoft.com/pt-br/windows7/products/compare#T1=tab20. Acesso em 08 out. 2013.

RACIOCÍNIO LÓGICO
FUNÇÃO: TODAS

PROGRAMAS:

Princípio de Contagem. Cálculo Combinatório: arranjos, permutações e combinações. Anagramas. Número de permutações com repetições. Fundamentos de Lógica: proposições, operadores lógicos, tabelas-verdade, tautologia, contradição e contingência. Equivalência lógica e negação de proposições: proposições logicamente equivalentes. Diagramas lógicos: definição e representação de proposições categóricas.

BIBLIOGRAFIAS:

1. ALENCAR, F., Edgard de. Iniciação à Lógica Matemática. São Paulo: Nobel. 2002.

2. BARONETT, Stan. Lógica: uma introdução voltada para as ciências. Porto Alegre: Bookman. 2009.

3. ESTRADA, Eduardo. Problemas Resolvidos de Combinatória. São Paulo: LCM. 2007.

4. FEITOSA, Hercules de Araújo. Um prelúdio à Lógica. São Paulo: UNESP, 2005.

5. Ferreira Bispo, Carlos Alberto; Batista Castanheira, Luiz; Melo Souza Filho, Oswaldo. Introdução à Lógica Matemática. São Paulo: CengageLearning. 2012.

6. GERSTING, Judith L. Fundamentos Matemáticos para Ciência da Computação. 4ª edição. Riode Janeiro: LTC, 2001.

7. HUNTER, DavidJ. Fundamentos da Matemática Discreta. Rio de Janeiro: LTC.2011.

8. LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, MARC. Matemática Discreta. Coleção Schaum. Porto Alegre: Bookman. 2004.

9. MELLO, Margarida P.; SANTOS, Jose Plínio O. Dos; MURARI, Idani T.C. Introdução a Análise Combinatória. São Paulo: Ciência Moderna. 2008.

10. MORGADO, Augusto C., CESAR, Benjamin, Raciocínio Lógico-Quantitativo. São Paulo: Elsevier. 4ª edição. 2009.

11. SERATES, Jonofon. Raciocínio Lógico - I - Revisada. Brasília: Editora Jonofon Sérates 11ª Edição. 406p.

12. SERATES, Jonofon. Raciocínio Lógico - II - Revisada. Brasília: Editora Jonofon Sérates 11ª Edição. 406p.

13. SOUZA, João Nunes. Lógica para ciência da Computação. Rio de Janeiro: Campus: 1ª edição, 2002.

LEGISLAÇÃO
FUNÇÃO: TODAS

PROGRAMAS:

1. Lei Complementar nº 10.098 de 03 de fevereiro de 1994 e alterações - Dispõe Sobre o Estatuto e o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul;

2. Decreto Estadual nº 45.746 de 14 de julho de 2008 - Institui, no Âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Sul, o Código de Conduta da Alta Administração, o Código de Ética dos Servidores Públicos Civis do Poder Executivo Estadual, Cria a Comissão de Ética Pública e dá Outras Providências;

3. Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha;

4. Lei Federal nº 12.288, de 20 de julho de 2010 - Estatuto Nacional da Igualdade Racial;

5. Lei Estadual nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011 - Estatuto Estadual da Igualdade Racial;

6. Plano Estadual de Saúde 2012-2015;

7. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências.

8. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

9. Lei Complementar nº 141, de 13 de Janeiro de 2012. Regulamenta o § 3º do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas 3 (três) esferas de governo; revoga dispositivos das Leis nos 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 8.689, de 27 de julho de 1993; e dá outras providências.

10. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

11. Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

BIBLIOGRAFIAS:

1. Lei Complementar Estadual nº 10.098 de 03 de fevereiro de 1994 e alterações. Disponível em: www.legislacao.sefaz.rs.gov.br/Site/Document.aspx?inpKey=97429

2. Decreto Estadual nº 45.746 de 14 de julho de 2008. Disponível em: www.al.rs.gov.br/legis/M010/M0100018.asp?HidIdNorma=51863&Texto=&Origem=1

3. ei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil03/ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm

4. Lei Federal nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil03/Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm

5. Lei Estadual nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011. Disponível em: www3.al.rs.gov.br/legis//M010/M0100099.ASP?HidTipo=TEXTO&HidTodasNormas=55774&hTexto =&HidIDNorma=55774

6. Plano Estadual de Saúde 2012-2015. Disponível em: www.saude.rs.gov.br/upload/1377541244PES%202012-2015%20FINAL.pdf

7. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil03/ato2011- 2014/2011/decreto/D7508.htm

8. Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil03/leis/l8080.htm

9. Lei Complementar nº 141, de 13 de Janeiro de 2012. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil03/leis/lcp/Lcp141.htm

10. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil03/leis/l8142.htm

11. Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt427930122010.html

 

Prazo de entrega:

SEDEX: 1 a 3 dias úteis após a confirmação do pagamento.

PAC: 3 a 10 dias úteis após a confirmação do pagamento.

 

Forma de Pagamento:

1 - Boleto(pelo PagSeguro ou F2B)
2 - Cartão de Crédito(pelo PagSeguro)
3 - Transferência Bancária ON-LINE(pelo PagSeguro)

Dúvidas?

Acesse o Fale Conosco, clicando aqui

  COMPRE COM SEGURANÇA(GARANTIA DE RECEBIMENTO): 

Somos conveniado ao PagSeguro, tenha tranquilidade total de comprar pela internet com segurança e conforto.  Ao realizar uma compra on-line em nossa loja, existe a opção de bloquear pagamento e receber o dinheiro de volta. Portanto, tenha garantia de recebimento comprando no site Top Apostilas.

 

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.